Friday, 28 November 2008

Preparada para um Fim de Semana...


.. na Neve!! :)) hehe mais precisamente aqui no Glaciar 3000 em Gstaad (3 horas de Zurique). Deus queira que esteja um fim de semana de sol senão uiii brrrrrr que se rapa um friozinho!!! Deve ser uma vista Fantástica ... vamos lá vêr se o tempo ajuda!! :)
Carpe Diem

Thursday, 27 November 2008

Hoje chegaram os Barcos do Whisky!!! Enaaaa :)


haha sim é verdade aqui ha barcos para quase tudo ... o Barco do Sushi, do Fondue, etc etc ... e agora chegaram os do Whisky que são do mesmo tipo dos do Vinho (Expovina) mas com Whisky, 250 tipos de chocolate, charutos e 250 tipos diferentes de Café e Chá .. tudo para degustação depois da pagar uma entrada de 18Chf (12Eur) acho que vale a pena!!! :))

Deve-se apanhar com cada cabra .... uiiii :P

Wednesday, 26 November 2008

o Barco do Fondue ...


Pois bem ontem a noite fomos (eu e o Luis) comer o tradicional Fondue de Queijo no Barco do Fondue, que é um barco/restaurante que anda pelo lago (ou melhor navega)enquanto as pessoas degustam o famoso prato tradicional junto com vinho branco muito bom devo dizer (ainda melhor por ser á descrição):)) e tudo por 10 francos p.pessoa (6.60Eur) meus amigos!! (tb q foi através do Banco ...) ...


é bastante agradavel ir pelo lago ver as margens iluminadas .. e a comer e beber :) aconselho!! claro que não vou conseguir comer queijo nas proximas semanas ... mas pronto ..


Bjs / Carpe Diem :)
Susana

Monday, 24 November 2008

E para terminar ....


Bem e para terminar de falar da India, ate porque não ha muito a acrescentar: Jaipur é o Caos dentro do Caos, talvez porque foi uma cidade de cresceu desordenadamente sem qq tipo de infraestruturas ... Nova Delhi foi a "melhor" cidade de todas as que visita-mos mais "organizada" dentro do possível com bastante comercio para Turista etc, mais uma vez grandes edifícios contruidos pelos Ingleses desgastadados pela poluicão, a não ser na zona onde vive o Presidente, onde tudo se encontra limpo e arranjado. Old Delhi é de fugir!!! Visitamos o local onde Gandhi foi cremado, e o Gandhi Museum, a Mesquita Muçulmana, o Templo dos Sikks (religião interessante) e claro, Agra com o Taj Mahal, digo-vos a viagem valeu a pena so por isso, quando nos aproximamos do Taj Mahal temos de passar um arco que tapa a visão, ou seja não se vê o Taj ate se entrar nesse arco, e digo-vos é de tirar a respiração quando se passa para o lado de la, é um espectacular edifício branco, com o céu azul como fundo, parece uma pintura feita no ceu!! é de facto digno de Maravilha do Mundo .. todos os postais fotografias, posters que possam haver do Taj Mahal nunca farão justiça a sua beleza e nunca poderão dar a verdadeira sensação de estar perto dele! é Imenso! :)) Deus queira que não ceda á poluição e que o protejam da sujidade em redor o mais possível!! para que muitos mais possam disfrtutar desta verdadeira obra prima!


Enfim o balanço desta viagem foi positivo apesar de tudo, fiquei muito feliz por cooncretizar um sonho antigo, e por conhecer as praias de Goa e de estar perto do Taj Mahal ... de conhecer certas pessoas e do contacto com outras culturas e religiões, como os Sikks e os Hindus, vi Monumentos extraórdinarios e o contacto com a descedência portuguesa em Goa foi tb muito especial :) as memórias negativas vou tentar por para trás e não pensar muito nelas, mas esqueçê-las não vai dar ...

Friday, 21 November 2008

Goa ...



... foi o sitio que mais gostei de visitar junto com o Taj Mahal!! uma costa gigante e praias enormes e "não muito" sujas, algumas mesmo limpas. água quentinha :)) e muito calôr!! o Hotel não era nada de especial, mas ficava na linha da praia o que compensou! ALugamos la uma motita (acelera) para fazer os nossos passeios diários sem ter de regatear meia hora o preço de um taxi, o que foi espectacular! e nesses passeios descobrimos as memórias do passado português! na sua maioria Igrejas e Capelas, muitas muitas lojitas com nomes portugueses e restaurantes também, inclusivé um dos melhores restaurante que lá encontramos foi de portugueses em tempos "O Souza Lobo" http://www.souzalobo.com/htm/cont.htm .. na época aurea de Goa Portuguesa, fica a beira mar e os portugueses residentes ali, juntavam-se ao fim de semana a noite para ouvir Fados!! imagine-se :), parece mentira imaginar uma guitarra portuguesa a tocar ali com 35 graus e com fundo de paisagem tropical .... o mesmo acontece com as Igrejas, é estranho vê-las cheias de palmeiras cheias de côcos, ao redor, com um pôr do sol gigante e vermelho fogo (característico destes climas tropicais), e enquanto observamos as igrejas, olhamos para tras vemos passar vacas, um ou outro elefante, porcos etc parece que estamos noutra dimensão!

A bem dizer Goa foi território português até 1961, ou seja, não foi assim á "tanto" tempo ... e ha vestigios disso nos nomes/língua portuguesa principalmente! havendo tb bastantes casas estilo colonial, mas na sua maioria em degradação por falta de restauro, porque foram abandonadas pelos donos aquando da independência.


na foto: as obras de recuperação deles é pintar de branco por cima das pinturas originais :S .... (ao lado) corpo do S. Francisco Xavier.

Visitámos o Flea Market de Anjuna, que é uma feira á beira mar de artesanato .. muito fixe!!

e descobrimos uma Pastelaria ex-portuguesa "Infantaria" que fazia croissants muito parecidos com os que ha em Portugal (o que não ha na Suiça :S) muito bons!!! e uns biscoitos que eu conheço como "areias" não sei se sabem o que é, mas são bem conhecidos em Lisboa ... talvez tb tenham ficado ainda desses tempos :)

"Em Goa, o intenso comércio mantido pelos portugueses, entre as suas diversas possessões do Oriente e a Europa, fez desta cidade uma das mais ricas e famosas do universo de então. Em 1557 e ainda em contínuo desenvolvimento, dizia-se que Goa era “tão grande e bela como Lisboa”. E na verdade, as evidentes influências portuguesas no espaço construído ainda fazem dela um território à parte no contexto da União Indiana, com uma paisagem cultural quase única e rigorosamente delimitada pela fronteira. Fonte: http://www.igeo.pt/atlas/Cap4/Cap4b_1.html"

Até mesmo Luis Vaz de Camões ali viveu ainda 7 anos: "Em torno de 1560, foi obrigado a voltar a Goa, por motivos não muito claros. O navio em que viajava naufragou no golfo de Tonquim, na foz do rio Mekong, tendo Camões se salvado a nado com o manuscrito de Os Lusíadas, então já em fase avançada de composição. Segundo o que talvez não passe de lenda, nesse naufrágio morreu sua companheira Dinamene. Ficou preso em Goa até 1567, quando partiu de volta para Portugal. "

De Panijin a capital de Goa, tive muito má impressão, cidade caótica, suja .. ok India!! mas pronto, assim num ambiente quase paradisíaco, vindo da praia, relax etc, quando se entra em Panijim é um choque! Tb muitos nomes portugueses em letreiros de lojas, e igrejas. Enfim as fotos falam por si mais uma vez ...

Next Stop: Jaipur! capital do Rahjastan ou Rajastão - q é o maior Estado da Índia em área. A capital é Jaipur e as línguas oficiais são o hindi e o rajastani. Boa parte (~3/5) do Estado é coberta por terras desérticas, nomeadamente o Deserto de Thar

Wednesday, 19 November 2008

Voltamos são e salvos!!



Humm o que dizer em relação a India ... os meus sentimentos são mistos e antagónicos, não sei bem descrever o que sinto ao pensar na viagem, mas vou tentar passar a ideia, e para facilitar, divido pelos diferentes locais que visitamos, porque tambem as experiências foram diferentes.



Primeiro visita-mos Mumbai (Bombay): Sujo, triste, escuro, muito escuro .. centenas e centenas de pessoas a dormir nas ruas junto dos cães vadios, criancas nuas e muito sujas a brincar com lixo, pessoas a fazer as necessidades nas ruas a frente de todos, pobreza EXTREMA!! creio q tem a haver com o êxodo rural para a cidade que aconteceu ha 2 ou 3 decadas e claro, tendo como consequência, uma cidade SOBRELOTADA onde não existe nem esmola, quanto mais trabalho, para todos! por outro lado dá para recuar no tempo, e visionar a Grande cidade que foi outrora, no tempo do Imperio Inglês ... construções monumentais como a Victoria Terminal e tantos outros, mas agora, o seu esplendor esta bem coberto pela poluição extrema e a degradação natural dos anos que passam sem qualquer tipo de obra de recuperação .. acho que daqui a uns 100 anos (talvez menos) vão acabar por ruir .. o que é uma pena ... curiosamente nas fotos não dá pra vêr a sujidade nas paredes dos edificios, todos com vidros partidos e vimos mesmo por dentro de algumas dessas janelas partidas, uma especie de estrutura de ferro para não deixar o tecto abater ...



o trânsito hahahahahaha o trânsito na India deveria ter outro nome, talvez o Caos!! é a LOUCURA!! na India os carros e motas regra geral, não teem espelhos! em vez de fazerem sinal de virar apitam para que os que estão a frente saibam que ele vai passar! conclusão = TODOS APITAM ao mesmo tempo como doidos!! porque todos passam ao mesmo tempo, por todo o lado e direcção!! SALVE-SE QUEM PUDER!! não ha um cão vadio na India que não seja aleijado (certamente por tentar atravessar uma rua), ou uma orelha sem um bocado, uma pata partida, ou cego de um olho etc, etc ...

assim mais coisas de Mumbai .. hummm as fotos falam por si ...

há e claro, todos tentam enganar o tolinho do turista, tentam vender TUDO e de TODAS as maneiras possiveis e imaginarias! mas enfim .. acabamos por nos habituar a ter sempre alguém pendurado nos braços a tentar vender alguma coisa, ou a pedir esmola ... é que acreditem, não dá pra interiorizar a miséria e sofrer com eles senão a ida a India passa a ser uma penitência CONSTANTE!! claro que alguns casos e algumas pessoas me marcaram e não me vou esquecer das suas caras, mas temos mesmo de nos pôr um pouco "á parte" ... porque infelizmente não dá pra ajudar todos, e acreditem ... SÃO MILHARES!

Mumbai fica por aqui ... mais tarde: GOA! antiga colonia Portuguesa .... aiaiai se o Vasco da Gama fosse la agora ?!?!? tadito .... :P hiihi