
... foi o sitio que mais gostei de visitar junto com o Taj Mahal!! uma costa gigante e praias enormes e "não muito" sujas, algumas mesmo limpas. água quentinha :)) e muito calôr!! o Hotel não era nada de especial, mas ficava na linha da praia o que compensou! ALugamos la uma motita (acelera) para fazer os nossos passeios diários sem ter de regatear meia hora o preço de um taxi, o que foi espectacular! e nesses passeios descobrimos as memórias do passado português! na sua maioria Igrejas e Capelas, muitas muitas lojitas com nomes portugueses e restaurantes também, inclusivé um dos melhores restaurante que lá encontramos foi de portugueses em tempos "O Souza Lobo" http://www.souzalobo.com/htm/cont.htm .. na época aurea de Goa Portuguesa, fica a beira mar e os portugueses residentes ali, juntavam-se ao fim de semana a noite para ouvir Fados!! imagine-se :), parece mentira imaginar uma guitarra portuguesa a tocar ali com 35 graus e com fundo de paisagem tropical .... o mesmo acontece com as Igrejas, é estranho vê-las cheias de palmeiras cheias de côcos, ao redor, com um pôr do sol gigante e vermelho fogo (característico destes climas tropicais), e enquanto observamos as igrejas, olhamos para tras vemos passar vacas, um ou outro elefante, porcos etc parece que estamos noutra dimensão!
A bem dizer Goa foi território português até 1961, ou seja, não foi assim á "tanto" tempo ... e ha vestigios disso nos nomes/língua portuguesa principalmente! havendo tb bastantes casas estilo colonial, mas na sua maioria em degradação por falta de restauro, porque foram abandonadas pelos donos aquando da independência.

na foto: as obras de recuperação deles é pintar de branco por cima das pinturas originais :S .... (ao lado) corpo do S. Francisco Xavier.
Visitámos o Flea Market de Anjuna, que é uma feira á beira mar de artesanato .. muito fixe!!
e descobrimos uma Pastelaria ex-portuguesa "Infantaria" que fazia croissants muito parecidos com os que ha em Portugal (o que não ha na Suiça :S) muito bons!!! e uns biscoitos que eu conheço como "areias" não sei se sabem o que é, mas são bem conhecidos em Lisboa ... talvez tb tenham ficado ainda desses tempos :)
"Em Goa, o intenso comércio mantido pelos portugueses, entre as suas diversas possessões do Oriente e a Europa, fez desta cidade uma das mais ricas e famosas do universo de então. Em 1557 e ainda em contínuo desenvolvimento, dizia-se que Goa era “tão grande e bela como Lisboa”. E na verdade, as evidentes influências portuguesas no espaço construído ainda fazem dela um território à parte no contexto da União Indiana, com uma paisagem cultural quase única e rigorosamente delimitada pela fronteira. Fonte: http://www.igeo.pt/atlas/Cap4/Cap4b_1.html"
Até mesmo Luis Vaz de Camões ali viveu ainda 7 anos: "Em torno de 1560, foi obrigado a voltar a Goa, por motivos não muito claros. O navio em que viajava naufragou no golfo de Tonquim, na foz do rio Mekong, tendo Camões se salvado a nado com o manuscrito de Os Lusíadas, então já em fase avançada de composição. Segundo o que talvez não passe de lenda, nesse naufrágio morreu sua companheira Dinamene. Ficou preso em Goa até 1567, quando partiu de volta para Portugal. "
De Panijin a capital de Goa, tive muito má impressão, cidade caótica, suja .. ok India!! mas pronto, assim num ambiente quase paradisíaco, vindo da praia, relax etc, quando se entra em Panijim é um choque! Tb muitos nomes portugueses em letreiros de lojas, e igrejas. Enfim as fotos falam por si mais uma vez ...
Next Stop: Jaipur! capital do Rahjastan ou Rajastão - q é o maior Estado da Índia em área. A capital é Jaipur e as línguas oficiais são o hindi e o rajastani. Boa parte (~3/5) do Estado é coberta por terras desérticas, nomeadamente o Deserto de Thar

3 comments:
Goa parece-me muito bem! Assim, sim, compensa o resto... E a comida? Que achaste?
Bjs.
Comida optima!!!! caril com fartura e muito bom!! marisco super barato tb!! :)) nham nham ainda nem fui a balança desde de que voltei .. tenho MEDO!!! :s
Eh lá, parece que o meu hexa-avô andou por lá!!! Ainda lá tenho uns primaços! E concerteza também foram eles que fundaram o Núcleo do Sporting ;-)
Beijinhos.
Post a Comment